/// SOU NÓS:

{revolucionar nossa visão sobre a comunhão humana}

O grande e belo mistério da identidade humana, segundo a vida histórica de Jesus de Nazaré e todos os testemunhos sobre sua ética e solidariedade, funda-se nesta realidade: ser humano é ser-comunhão. A integridade do ser realiza-se em ser-com-os-outros: em amor, serviço e celebração. O que sou é plural, coletivo e relacional: SOU NÓS. Os Evangelhos e todas as tradições bíblicas radicadas na teopoética judaica e nas manifestações do Criador na dinâmica social do povo hebreu compreendem a identidade humana como uma relação profunda e entretecida. A humanidade e tudo que existe por criatividade Divina subsistem na relação. Vivemos, nos movemos e existimos em relação de inter-dependência com Deus, com o próximo e com a criação. A comunhão nos sustenta, por dentro e por fora. Ela é o que somos e o que nos envolve. Principalmente, porque a fonte graciosa de toda vida é o Deus-comunhão: Pai, Filho e Espírito. Criados à imagem e semelhança de uma comunidade de Amor, nossa vocação existencial é a convivência afetuosa, diversificada e colaborativa. O ser humano gerado pelo Amor do Deus-trino não pode sobreviver fora da comunhão. A experiência mais original, simples e honesta com o Deus de Jesus no poder do Espírito acontece na dinâmica mais espontânea do Abraço: o acolhimento do Mistério de Amor, do Outro e da Criação.

Nesta relação com a vida essencialmente comunitária – com suas paixões e contradições – vamos tecendo nossas virtudes mais poéticas e imperfeições mais óbvias na direção de uma comunhão libertadora, autêntica e sagrada. E em tempos de selfcentrismo, de egos absolutos e de propostas religiosas cada vez mais individualistas, preconceituosas e segregadoras, orientadas por lógicas narcisistas de mercado, carecemos de um retorno redentor aos caminhos de fraternidade e comunhão vividos e ensinados por Jesus. Precisamos reencontrar nossa humanidade original à imagem do ser humano perfeito: Jesus de Nazaré. Reviver a solidariedade de quem compartilhou tudo de si por amor a todos, atualizar a generosidade de quem serviu àqueles que o perseguiam, redescobrir a ética comunitária daquele que não considerava exclusivamente sua coisa alguma, reenvolver nossa história comum do amor radical e abnegado do Mestre e experimentar o Reino de Deus que se manifesta na Amizade.

Ser-com-os-outros. Ser-para-os-outros. Ser-comunhão. Ser resposta à oração sacerdotal do Deus mais humano e mais divino que a humanidade jamais conheceu igual, Jesus: “para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste”. SOU NÓS: uma multidão plural que se uni-fica, ou seja, fica unida. SOU NÓS, em Deus-Comunhão, no Próximo e no Cuidado à Vida.

Fellipe dos Anjos

História

Há poucos anos atrás, fizemos uma série de reflexões e debates na Comunidade Redenção em São Gonçalo -RJ com o objetivo de Refletir/Repensar nosso papel de Cidadão diante de uma sociedade individualista, injusta e desigual. Esses encontros moldaram minha forma de enxergar as relações. Mexeram comigo de tal forma que eu precisava “dizer ao mundo” o que estava acontecendo comigo. Na música encontrei alívio pra minha mente em turbulência!

Me vi inspirado e comecei a compor com mais frequência. O desejo de gravar as músicas acabou vindo naturalmente.

O “Sou Nós” nasceu numa comunidade que enxergou a necessidade de reler/rever a vida a partir da coletividade. Juntos, visando um bem maior, o bem comum. Geralmente fazemos as coisas pensando em primeiro, em segundo e em terceiro lugar em nós mesmos e o pior de tudo, independentemente do que isso cause no outro. Como diz um amigo: “Nossa sociedade é umbigocêntrica, selfcêntrica”. Isso tem corroído e moldado a gente pra pior. Não ligamos mais pra as pessoas. Queremos coisas e usamos pessoas para obtê-las.

Um Perfeito exemplo de comunidade encontramos na Divina Trindade, Pai, filho e Espírito Santo vivendo em plena harmonia. Na vida de Jesus de Nazaré vemos a importância em Sermos pro outro, Sermos com o Outro, Sermos-Comunhão. Óbvio que: temos nossas diferenças e desavenças, mas há algo muito maior que nos une.

Desejo do fundo do coração que você se identifique com o projeto e debruce sobre este conteúdo e que ele te ajude a rever alguns pontos da sua vida e a repensar seu papel na sociedade.

Que Deus nos ajude! Grande abraço!

Patrick Beltrão

Ficha Técnica

A Música une e reúne. Ela nos encontra e a gente se encontra nela. Dádiva do Eterno para todas e todos. Amo fazer música. Espero que goste das minhas. Peço que deixe-as livre. Elas foram criadas fora da gaiola, não as aprisione. Por natureza voam e pousam. Se te tocar, deixe pousar. Se permita ser o lugar que procuram pra morar.

  • Produção Musical e Teclados: Clauber Stewart – SW Studio
  • Composições: Patrick Beltrão / Luan Dias e Patrick Beltrão (Reino de Amigos)
  • Mentoria: Fellipe dos Anjos
  • Design Gráfico: Leo Luz – A.Companhia
  • Produção: SW Studio
  • Mixagem e Masterização: André Cavalcante – aFabrika Estúdio
  • Bateria: Renan Martins
  • Baixo: Gustavo Essinger/ Fabrício Cunha (Derrubem Os Muros)
  • Guitarras: André Cavalcante / Clovis Lardo (Derrubem Os Muros)
  • Violões: André Cavalcante
  • Sanfona: Eron Lima (Ainda posso Sonhar)
  • Vocais: Patrick Beltrão / Jefferson Rocha, Claudio Carvalho, Marcelão, Coral da IB Jardim Icaraí (O Filho de Deus)

Sempre acreditei no potencial das coisas construídas coletivamente. Nós, eu mais vc(s), podemos muito mais do que imaginamos. Esse disco leva o nome de um cantor que sem a amizade, disco não teria e nem cantor seria. Pessoas incríveis contribuíram neste projeto. Sem elas, não seria possível.

Agradecimentos

Gratidão, coisa boa e rara. Soube que está em falta nos “SuperMercados”. Tiraram ela das prateleiras e colocaram uma tal de exploração. Esta, já fez mais sucesso do que o famoso pau de self. Falando em self… oh trio egoísta esse tal de Eu, Mim e Self. Confesso que sou fã mesmo é do Nós. Aqui… cá entre nós, gratidão é que nem arroz e feijão, não podem faltar. Sou e serei eternamente grato a: DEUS, Raquel e Ian, meus pais e minha irmã, meus sogros, Fellipe e Jéssika, família Redenção, Clauber e Marcela (SW Studio), Leo Luz e equipe (A.Companhia), aos incríveis músicos citados na ficha técnica e a todas e todos que acreditaram e me apoiaram neste projeto. Vocês dão sentido ao SouNós! Deus seja louvado!

Patrick Beltrão